
Clube de Caça Javali

Surgimento do Clube de Caça Javali
O ideia e o surgimento do Clube de Caça Javali, vem muito antes da ideia de uma caça Legalizada com autorização do Exército ou do Ibama.
Vem do tempo da escolha de uma Faculdade, de qual curso fazer, qual profissão seguir, pelo resto da minha vida!
Assim nasceu a descoberta da paixão pelo Meio Ambiente com a escolha de um curso de Graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Católica de Goiás ao qual deu início a esta jornada, por um meio ambiente; sustentável, equilibrado e saudável, com um grande potencial de desenvolvimento em sua totalidade, que luta e pede por socorro em sua grande maioria.
Com o passar dos anos e com um contato mais íntimo com assuntos ligados ao Meio Ambiente, em projetos, estudos e muitas áreas visitadas e alguns anos depois, começamos a notar que algumas coisas estava acontecendo, o surgimento de uma “ Praga “, uma nova espécie invasora, a qual não temos nenhum predador na natureza para combater esta invasão. Sim estou falando dele o javali (Sus scrofa) uma espécie nativa da Europa, Ásia e norte da África.
Uma das cem piores espécies exóticas invasoras do mundo, classificada pela União Internacional de Conservação da Natureza e estava ali no quintal de casa, bem no centro do País, aqui no estado de Goiás. Responsável, já comprovadamente, por desequilíbrio do ecossistema de diversas formas e impactos de ordem ambiental, uma revisão global listou 27 tipos de impactos ligados ao JAVALI, entre eles (danificação no solo e de corpos d´água e com uma dieta geral da espécie são listados frutos, sementes, folhas, raízes, brotos, bulbos, animais, fungos e carniça, ou seja, de tudo ele come)
E Impactos socioeconômicos foram menos diversificados do que os ambientais e muito provavelmente dependentes do uso e aptidão agrícola, temos região que javalis causaram danos de 500 ha/ano de lavoura de milho e estimativas de 4,84 mil toneladas de grãos ou cerca US$600.000 e ataques em cultura de milho e outras lavouras é também um potencial problema social porque o JAVALI pode danificar proporcionalmente mais áreas em lavouras pequenas, de Agricultores familiares causando danos totais e irreparáveis.
Em razão do aumento de sua distribuição pelo território nacional e da crescente ameaça ao ecossistema, o controle da espécie foi autorizado pelo Ibama em 2013, de acordo com regras estabelecidas pela Instrução Normativa N° 03/2013 e suas alterações. Assim tornando legal o manejo de espécies exóticas invasoras Javali (Sus scrofa).
Enfim, após várias buscas e tentativas frustrantes em se legalizar (compra de arma, afiliação em clube de tiro e órgãos competentes) devido à grande dificuldade na Burocracia na legalização e principalmente pelos ALTOS PREÇOS COBRADOS PELOS CLUBES DE TIRO existentes, desisti inúmeras vezes, considerando ainda a burocracia e os custos envolvidos para tirar toda a documentação.
Mas eu já ajudava meus amigos próximos (CAC), a retirar as licenças Ambientais necessárias ao manejo do javali e sempre eu perguntava : “ Porque vocês não solicitam ajuda ao clube onde são sócios? ”, a resposta sempre era a mesma ( Não temos apoio nenhuma ao CAC – Caçador ), até eu já busquei ajuda sobre este assunto, tive as mesmas respostas , “ Só pode ser sócio se for para tirar o seu CR “, ou seja, compre uma arma que eu tiro o seu CR daí eu ajudo você !!!
Com isso, mediante as inúmeras reclamações e mensagens negativas em grupos de mensagens sobre relatos de CONHECIDOS sendo presos e respondendo por crime ambiental – conforme artigo, (Art. 29. Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida: Pena – detenção de seis meses a um ano, e multa – afinal não tinham as LICENÇAS AMBIENTAIS corretas, ou por falta de conhecimento ou ainda por falta de uma ajuda adequada, na sua atividade de MANEJO DE JAVALI, resolvi inovar e empreender nesse segmento!
Assim nasceu a ideia do CLUBE DE CAÇA JAVALI, um clube de caça feito para ajudar o amigo caçador a tornar possível sua legalização e a de inúmeros caçadores ilegais que existem por ai, com assessoria documentalista e trâmites legais para se tornar um CAC- CAÇADOR, 100%LEGALIZADO junto ao Exército e ao IBAMA,
Como diferencial, nosso clube cobra um PREÇO JUSTO aos novos CACs, e para aqueles que já são CAC em outros clubes; aqui você terá um clube feito de caçador para caçador, com atividades exclusivas para associados.